Sertã

Igreja da Misericórdia

cm

Data dos séculos XVI e XVII

Possui altar-mor em talha dourada, ricos painéis de azulejos do século XVIII, pórtico renascentista e janela gótica.

Igreja da Matriz

im

Imóvel de interesse público.

A sua construção data do século XV e é composta por três naves, enquadrando-se no estilo gótico. No seu interior ressaltam-se as talhas douradas barrocas e os azulejos dos séculos XVI/XVII. Na sacristia encontra-se um retábulo de S. Pedro no Tronco atribuído à Escola de Grão Vasco.

Orago: S. Pedro, Padroeiro da freguesia e do concelho.

Castelo

p9_castelo-noct csrt1 csrt2

Segundo a lenda, o castelo da Sertã teria sido fundado por Sertório, capitão romano, em 74 a.C.. As escavações arqueológicas efectuadas no local datam a sua ocupação inicial do período islâmico (séculos X/XI). No seu recinto, ergue-se a capela de S. João Baptista, primeira Igreja Matriz da vila, datada do século XVII, construída sobre a primitiva igreja medieval. Reza a lenda que o castelo da Sertã foi atacado por soldados romanos. Neste ataque ficou ferido de morte o capitão do castelo. Celinda, sua esposa, que estava frigindo ovos numa sertã, ao saber do sucedido, insurgiu-se sobre os atacantes, matando alguns e cegando outros com o azeite a ferver, salvando, deste modo, o castelo. Esta lenda estará na origem do concelho.

Edifício dos Paços do Concelho

cms

Erigido em 1934, segundo projecto do conceituado arquitecto Cassiano Branco, após um incêndio no interior do edifício da Câmara Municipal.

O interior do edifício merece uma visita, destacando-se os pilares centrais e os seus arcos, o relógio e a escadaria central, entre outros pormenores com o cunho de Cassiano Branco.

Ponte da Carvalha

p10_ponte-alt1

Situada ao fundo da Alameda da Carvalha, sobre a Ribeira da Sertã, podemos encontrar uma nobre e interessante ponte, que diz-se ter sido construída no tempo dos Filipes.

A beleza desta construção é realçada pela envolvente natural propícia ao lazer e à fruição dos sons e cores, como sejam a água que caí no açude, o verde abundante, as garças ou as lontras que ali habitam.

Praia fluvial da Ribeira Grande

Localizada no centro da vila, é um local muito apetecido durante o verão: permite acesso às margens da ribeira através de duas pontes sobre o açude. Nas infra-estruturas de apoio, disponibiliza parque de merendas com bancos, mesas e espaço para churrasco, assim como parque infantil e campo de jogos. Situa-se junto às instalações da Piscina Municipal da Sertã.

Capela de Nossa Senhora dos Remédios

sr

Capela simples de traça medieval, pode observar-se o típico arco gótico da entrada e a tradicional estela que está por cima da porta lateral.

Convento de Santo António

csa

Edifício construído no século XVII, pertença de frades Capuchos reformados.

Foi propriedade privada até finais do século XIX. Mais recentemente esteve ali instalado o quartel da Guarda Nacional Republicana.

É propriedade do Município da Sertã.